Seus ouvidos são órgãos responsáveis pela audição que captam todos os sons ao seu redor e, em seguida, traduzem essa informação de uma forma que o seu cérebro possa entender. Uma das coisas mais notáveis desse processo é que ele é completamente mecânico. Seu senso de olfato, paladar e visão envolvem reações químicas, mas seu sistema auditivo é baseado unicamente em movimento físico.
Quando entender como funciona a audição (sistema auditivo), será fácil notar que suas orelhas são uma das partes mais incríveis do seu corpo! Para entender como seus ouvidos ouvem o som, primeiro você precisa entender o que é som.
O ouvido, órgão responsável pela audição é constituído de três partes:
- Ouvido externo: capta o som e envia ao ouvido médio
- Ouvido médio: constitui-se de três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo
- Ouvido interno: é composto pela cóclea e pelo aparato vestibular
Quando algo vibra na atmosfera, move as partículas de ar ao seu redor. Estas, por sua vez, movem as partículas de ar à sua volta, carregando as vibrações através do ar.
Quando a vibração atinge nosso ouvido externo, ela percorre o canal auditivo até chegar no tímpano. Este, por sua vez, vibra quando identifica variações de pressões mesmo muito pequenas.
O tímpano de uma orelha simplifica as vibrações de pressão de ar de entrada para um único canal de amplitude. No ouvido interno, a distribuição das vibrações ao longo do comprimento da membrana basilar é detectada por células ciliadas que estão localizadas na cóclea. O padrão de espaço-tempo de vibrações na membrana basilar é convertido para um padrão espacial-temporal de acessos ao nervo auditivo, que transmite informação sobre o som para o tronco cerebral, fazendo com que tenhamos a percepção do som.