A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais e pessoas da família, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas auditivos.
A descoberta da perda auditiva costuma provocar um choque emocional nos pais e pessoas que convivem com a criança. Desorientação, perplexidade ou tristeza são reações comuns. Caso seja detectada a perda auditiva, a procura por ajuda deve ocorrer o mais rápido possível. Isso porque a alteração na sensibilidade auditiva interfere diretamente no desenvolvimento da linguagem, fala e da cognição, causando uma série de prejuízos no desenvolvimento da criança.
Um aspecto positivo é que atualmente a tecnologia é uma grande aliada, tanto no que diz respeito aos exames e técnicas de diagnóstico quanto nas soluções para possibilitar, o quanto antes, que a criança tenha acesso ao mundo dos sons. A partir do nascimento, com o advento da Triagem Auditiva Neonatal, mais conhecida como teste da orelhinha, é possível descobrir se o recém nascido possui qualquer tipo de alteração na audição. Geralmente a triagem é realizada ainda na maternidade e, caso seja detectado qualquer suspeita de alteração auditiva, o bebê deverá ser encaminhado para outros testes e a avaliação médica realizada por um especialista é fundamental. Se uma perda auditiva é diagnosticada, o médico otorrinolaringologista irá encaminhar a criança para seleção e adaptação dos aparelhos auditivos. Fonoaudiólogos especializados nos cuidados com audição na criança são os profissionais responsáveis pelas avaliações , seleção e adaptação de aparelhos auditivos e terapia fonoaudiológica.
Praticamente todos os graus de perda auditiva podem ser tratados com uma tecnologia apropriada. As mais utilizadas são o aparelho auditivo ou implante coclear. Após ao diagnóstico inicia-se o processo de seleção e adaptação desses dispositivos, em que geralmente, os aparelhos auditivos são indicados considerando as necessidades auditivas particularidades de cada criança.
Os aparelhos auditivos oferecem uma grande variedade de recursos. Existem, aparelhos auditivos desenvolvidos especificamente para adaptação em bebês e crianças pequenas. Eles são mais robustos, resistentes e tem como objetivo oferecer o acesso à fala de maneira segura e confortável para o bebê ou a criança. Nos últimos anos a tecnologia tem evoluído bastante e auxiliado muito no desenvolvimento destes aparelhos, possibilitando assim um melhor atendimento as necessidades especificas de cada criança, independente de sua idade.
Para o futuro do desenvolvimento da criança com perda auditiva é imprescindível o trabalho de terapia fonoaudiológica. A detecção precoce da perda auditiva permite agir rápido, os aparelhos auditivos permitem o acesso, mas é a terapia fonoaudiológica com um profissional especializado que possibilita à criança o desenvolvimento das habilidades de audição e comunicação. Esse trabalho é a base para o sucesso no desenvolvimento das habilidades linguísticas da criança.
Na fase escolar, além do uso do aparelho auditivo ou implante coclear, uma tecnologia determinante para o desenvolvimento da criança é o uso do sistema de frequência modulada. Essa tecnologia vai permitir à criança uma melhor condição de aprendizado, uma vez que elimina os efeitos do ruído de fundo e da distância para a compreensão de fala, dificuldade frequente para quem possui uma perda auditiva.
Dicas para testar a audição. Como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:
- Até 3 meses
Acorda ao ouvir um barulho forte
- Dos 3 aos 6 meses
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes
- Entre 6 meses e 1 ano
Balbucia sílabas simples, como "papá", "mamã", tentando reproduzir o que escuta
- De 1 a 2 anos
Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos
Sintomas de perda auditiva nas crianças:
*demoram a falar
* têm dificuldades para entender o que as pessoas falam
* não conseguem se comunicar direito ao telefone
* aumentam frequentemente o volume do rádio e da TV
* falam muito alto
* fazem trocas ou cometem muitos erros ao escrever
* demoram a compreender as coisas que são ditas
* são hiperativas e/ou distraídas